Skip to main content

Mário Parra da Silva, Network Representative da UN Global Compact - Network Portugal, apresentou hoje a Aliança ODS Portugal na Sede da ONU, em Nova Iorque

Decorre em Nova Iorque o High-Level Political Forum 2017, a plataforma das Nações Unidas para a revisão da Agenda 2030, aprovada em setembro de 2015 por 193 Estados-Membro e que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para transformar o mundo até 2030.

Em Portugal, a agência das Nações Unidas Global Compact Network Portugal foi mandatada para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a concretização da Agenda 2030, tendo criado a 20 de janeiro de 2016 a Aliança ODS Portugal, que congrega empresas, confederações empresariais, administração central e local, institutos públicos, universidades, fundações e demais entidades da economia social, sindicatos, ONGDs e organizações ambientais que, em conjunto, representam o empenho da sociedade portuguesa no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Hoje, a Aliança ODS Portugal foi apresentada na sede da ONU, em Nova Iorque, por Mário Parra da Silva, Network Representative da United Nations Global Compact Network Portugal e Presidente da Aliança ODS Portugal, após uma seleção por parte da ONU de projetos de todo o mundo, que contribuem ativamente para a concretização da Agenda 2030.

A apresentação da Aliança ODS Portugal decorre no âmbito da conferência Partnership Exchange, dedicada ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, com moderação de Shamshad Akhtar, Subsecretária-geral das Nações Unidas, e transmissão em direto pela UN Web TV, entre as 17h e as 18h (hora de Portugal).

Amanhã, dia 18 de julho, Mário Parra da Silva integra, em representação da sociedade civil portuguesa, a Comitiva do Governo Português para a apresentação do 1.º Relatório Nacional Voluntário sobre a Implementação dos ODS em Portugal. Apenas 44 dos 193 Estados-membro que ratificaram a Agenda 2030 da ONU estarão em Nova Iorque para apresentar este primeiro relatório, sendo que Portugal é um dos poucos países europeus a fazê-lo. Trata-se, por isso, de um importante momento para Portugal, que assume perante o mundo o seu forte compromisso com a Agenda 2030, estabelecendo seis grandes prioridades: ODS 4 – Educação de Qualidade | ODS 5 – Igualdade de Género | ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas | ODS 10 – Reduzir as Desigualdades | ODS 13 – Ação Climática | ODS 14 – Proteger a Vida Marinha.

As intervenções de Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e Mário Parra da Silva, Network Representative da UN GCNP e Presidente da Aliança ODS Portugal, decorrerem entre as 20h e as 23h (Hora de Portugal).
 
Veja o vídeo aqui!

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton