Skip to main content

Estamos à procura dos SDG Pioneers 2024

SDG Pioneers 2024

Todos os anos, o UN Global Compact celebra os esforços notáveis de profissionais do setor privado que estão a impulsionar uma mudança positiva através do progresso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da incorporação dos Dez Princípios UN Global Compact. Estes indivíduos, conhecidos como SDG Pioneers, desempenham um papel crucial na ação inspiradora e demonstram o poder das empresas na criação de um futuro sustentável para todos.

Em 2024, a UN Global Compact Network Portugal junta-se a esta viagem para identificar os SDG Pioneers das empresas participantes portuguesas. Independentemente da sua função, estes pioneiros estão a definir metas ambiciosas para os ODS, a expandir o seu impacto e a defender uma abordagem baseada em princípios nas suas empresas.

Através de um rigoroso processo de seleção, que contará com um Painel de Seleção multi-stakeholder - composto por elementos como representantes do board UN Global Compact Network Portugal, entidades das Nações Unidas, representantes governamentais, instituições Académicas e da sociedade civil - vamos reconhecer indivíduos que exemplificam dedicação, inovação e liderança na promoção dos ODS.

Além de reconhecidos pelo seu trabalho a nível nacional, os SDG Pioneers nacionais serão depois considerados na Ronda Global, que identificará os Pioneers Globais UN Global Compact.

Os SDG Pioneers 2024 serão reconhecidos no UN Global Compact Leaders Summit em setembro de 2024.

Junte-se a nós para celebrar estes líderes da sustentabilidade e saiba como pode fazer parte do movimento em direção a um mundo mais inclusivo, equitativo e sustentável!

Candidate-se:

É uma pessoa que promove ativamente iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua empresa?

Esforça-se por ter um impacto positivo e promover a sustentabilidade no seu trabalho?

Está empenhado em implementar os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas?

Nomeie um colega:

Conhece um colega ou par que demonstra uma dedicação excecional ao avanço dos ODS?

Já assistiu a alguém a definir objetivos ambiciosos para os ODS e a promover mudanças significativas na sua empresa?

Conhece pessoas que incorporam os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade empresarial?

Eligibilidade

Para serem elegíveis, os candidatos devem ser provenientes de empresas participantes UN Global Compact com estatuto “Ativo”.

As empresas devem ter aderido ao UN Global Compact antes de 1 de outubro de 2023.   

Para manter o estatuto Ativo, as empresas devem apresentar a sua Communication on Progress (CoP) para 2024 dentro do período de reporte de 1 de abril a 31 de julho. As subsidiárias podem participar se a sua empresa-mãe cumprir esta obrigação. Para evitar perturbar o processo de candidatura dos SDG Pioneers, as empresas são fortemente encorajadas a apresentar a sua CoP até 1 de junho de 2024. A não apresentação do relatório até 31 de julho desqualificará uma candidatura a SDG Pioneer.

Uma mudança no status da CoP após o reconhecimento como SDG Pioneer local e/ou global pode resultar na perda de consideração para o título de SDG Pioneer.

Timeline

Candidaturas

3 de abril a 15 de maio

Anúncio do
SDG Pioneer Nacional

1 de julho

Revisão e seleção dos SDG Pioneers globais

15 maio a agosto

Anúncio e reconhecimento dos SDG Pioneers globais

24 de setembro

Informação Geral

Quem são os SDG Pioneers 2024?

Todos os anos o UN Global Compact reconhece um grupo de SDG Pioneers — profissionais da área empresarial a trabalhar em qualquer nível da sua empresa que estão a usar os negócios como uma força para o bem para promover os 17 ODS. 

Através da sua própria empresa ou mobilizando outras empresas, estão a ajudar a alcançar um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao mesmo tempo que contribuem para o sucesso empresarial.

Em 2024, Redes Locais de todos os continentes vão organizar campanhas nacionais SDG Pioneers, para identificar Pioneers nacionais que serão depois considerados na Ronda Global, que será reconhecida no UN Global Compact Leaders Summit 2024.

Quem é elegível?

Profissionais que trabalham em qual nível de uma empresa participante UN Global Compact podem candidatar-se ou ser nomeados. Para verificar se uma organização é participante UN Global Compact, por favor verifique a lista de participantes online.  

O UN Global Compact reserva-se o direito de retirar o reconhecimento de SDG Pioneer se a empresa e/ou indivíduo for considerado posteriormente um risco reputacional para a campanha de SDG Pioneers e/ou a iniciativa UN Global Compact.

E se eu estiver ligado a um participante UN Global Compact mas não trabalhar diretamente para ele?

Só é elegível para se candidatar ou ser nomeado se estiver empregado pela empresa (ou uma subsidiária da mesma).

A minha empresa ainda não é participante UN Global Compact. Posso candidatar-me?

Só são elegíveis para se candidatar ou ser nomeados indivíduos empregados por empresas participantes UN Global Compact. Se a sua empresa ainda não é participante UN Global Compact, por favor visite o website UN Global Compact Network Portugal para saber como aderir.

Quem pode submeter uma nomeação?

Pode nomear-se a si próprio, um colega da sua empresa ou alguém que conheça de outra empresa participante UN Global Compact. Essa pessoa será então contactada, para assegurar a sua vontade de ser considerada e a exatidão da informação submetida.

O que são os “SDGs”, ou ODS?

Em setembro de 2015, os 193 Estados-Membros das Nações Unidas adotaram um plano para alcançar um futuro melhor para todos - traçando um caminho  para os próximos 15 anos para acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e proteger o nosso planeta. No centro da "Agenda 2030" estão17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs/ODS) e 169 metas associadas que abordam os mais importantes desafios económicos, sociais, ambientais e de governação do nosso tempo. Para saber mais sobre a forma como as empresas estão a tomar medidas para contribuir para a concretização dos ODS, visite o website UN Global Compact.

Como posso candidatar-me ou nomear alguém que considero estar a fazer um ótimo trabalho?

Preencha o formulário de candidatura que está disponível aqui. Para nomear alguém, clique aqui.

A minha organização está a fazer um excelente trabalho. Pode ser nomeada?

Não, a campanha SDG Pioneers destaca o trabalho de indivíduos, não de organizações.

Qual é o prazo para as nomeações?

O prazo para nomeação é o dia 15 de maio de 2024.

Processo de Seleção

Como é que os SDG Pioneers serão selecionados?

A votação dos candidatos será feita por um Painel de Seleção SDG Pioneers multi-stakeholder. O Painel de Seleção SDG Pioneers será composto por representantes do Board da Rede Local Global Compact, ONU, representantes do Governo, instituições Académicas e sociedade civil.

Como e quando serei notificado se for selecionado?

O SDG Pioneer Nacional será informado da sua seleção antes de 1 de julho de 2024. Este indivíduo avançará então para competir na Ronda Global.

Os SDG Pioneers 2024 serão reconhecidos no UN Global Compact Leaders Summit em setembro de 2024.

Devido ao volume de nomeações recebidas, poderemos não conseguir contactar os nomeados que não forem selecionados.

Reconhecimento

Como é que os SDG Pioneers Locais serão reconhecidos? O que receberei se for selecionado?

As Redes Locais reconhecerão os Local Pioneers pelo excelente trabalho que realizaram para impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os Global SDG Pioneers 2024 serão reconhecidos no UN Global Compact Leaders Summit em setembro de 2024.

Tenho mais questões, quem posso contactar?

Por favor envie um email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. com qualquer questão adicional.

Subscreva a newsletter

A Global Compact Network Portugal (GCNP) é a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que reúne os participantes da iniciativa com sede ou que operam em Portugal.

© All Rights Reserved

Desenvolvido por webiton