Notícias

20º Aniversário - UN Global Compact Leaders Summit 2020

Este é o ano em que o United Nations Global Compact comemora 20 Anos.

Um marco importante na história de uma iniciativa que nasceu pelas mãos de Kofi Annan e que desempenha hoje um papel fundamental na mobilização de empresas e organizações em todo o mundo em prol da sustentabilidade.

Num ano em que os desafios globais são, ainda mais, exigentes, o UN Global Compact Leaders Summit reuniu, nos dias 15 e 16 de junho, as principais vozes de Empresas, Governos, Sociedade Civil e ONU para debater a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva sob o lema “Recover Better, Recover Stronger, Recover Together”.

A Cimeira, que iniciou com as intervenções de António Guterres, Secretário-geral da ONU, e Lise Kingo, CEO & Executive Director do United Nations Global Compact, contou com a participação de Al Gore, 45.º Vice-Presidente dos Estados Unidos da América e Fundador do The Climate Reality Project, Ban Ki-Moon, Ex-Secretário-geral da ONU, e CEOs de diversas multinacionais.

O Leaders Summit 2020, decorreu pela primeira vez em formato online, envolvendo todas as Redes Locais e os seus stakeholders em todos os fusos horários. Tratou-se de uma ambiciosa operação ao nível mundial que contou, também, com uma sessão promovida pela Global Compact Network Portugal dedicada ao tema “Clean Energy & Sustainable Oceans: A Path Towards the Future”.

A sessão, da responsabilidade de Rede Portuguesa, iniciou com a mensagem de boas vindas de Mário Parra da Silva, Presidente da Rede Portuguesa do UN Global Compact, à qual se seguiu a intervenção de Alexander Farsan, do Seetering Committee da The Science Based Targets initiative.

O primeiro painel debateu a "Clean Energy" e contou com a intervenção de Clara Costa, Executive Board Member da Auchan Retail Portugal, de José Sardinha, Vice-Presidente do Grupo Águas de Portugal, de Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, tendo o mesmo sido moderado por Pedro Faria, Strategic Advisor da CDP.

O segundo painel, dedicado ao "Sustainable Ocean" e moderado por Gonçalo Mota, Head of Unit do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, contou com a intervenção de António Nogueira-Leite, Presidente do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, Daniel Traça, Dean da Nova SBE, Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon e Erik Giercksky, Head of Sustainable Ocean Business do UN Global Compact.

A sessão foi encerrada por Anabela Vaz Ribeiro, Executive Director da Global Compact Network Portugal.

Assista à gravação da sessão aqui.

#UnitingBusiness #LeadersSummit

20-07-2020