SDG AMBITION PORTUGAL | TMG AUTOMOTIVE

O desenvolvimento sustentável é, sem dúvida, um dos maiores desafios que o mundo enfrenta atualmente. A consciencialização da necessidade de ação reflete-se na crescente exigência dos consumidores e stakeholders em obter respostas às preocupações com a sustentabilidade ambiental e inclusão social aliadas ao desenvolvimento económico.

A Agenda 2030, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, é um agente promotor da maior importância nesta matéria, dado ter como ambição criar um novo modelo global de desenvolvimento com o objetivo de erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, integrando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para responder a estes novos desafios é necessário desconstruir o modelo tradicional e construir novas formas de cooperação e sinergia, como é reconhecido nos ODS 17. É certo que serão necessárias novas políticas públicas para incentivar a implementação dos ODS, mas o sucesso só será garantido com o apoio proactivo das empresas. Os ODS para além do potencial de criar valor para o espetro completo de stakeholders, permitem identificar novas oportunidades de mercado, catalisar crescimento e inovação, gerar novos negócios e promover uma economia colaborativa centrada na pessoa.

A TMG Automotive acredita que a sustentabilidade é fator crítico para a competitividade do negócio e que o cumprimento dos desafios da Agenda 2030 devem orientar a mudança transformacional necessária. Estes desafios exigirão obviamente uma aposta nos ODS onde poderemos ter impacto mais profundo e mais evidente: o ODS 3, ODS 8, ODS 12 e ODS 13. 

Sendo o Aquecimento Global um dos maiores desafios que o mundo enfrenta e o setor industrial um dos principais intervenientes para alcançar a descarbonização da economia, a TMG comprometeu-se a reduzir as suas emissões carbónicas, traçando objetivos baseados nas mais recentes descobertas climatológicas e alcançar a neutralidade carbónica até 2050 – Business Ambition for 1.5ºC.

Com o objetivo de acelerar esta transição, integrando os ODS e contribuindo para a Agenda 2030 mais amplamente a TMG Automotive aderiu ao programa SDG Ambition. Embora orgulhosos de onde estamos hoje, a TMG não cessará esforços e continuará a trabalhar para ser cada vez mais e melhor, na expectativa de se exceder sucessivamente.

Isabel Furtado, CEO, TMG Automotive

 

<<< VOLTAR